Quais os desafios que a vida contemporânea coloca
Quais os desafios que a vida contemporânea coloca

Atividade Dissertativa do Encontro Presencial na DE.

Quais os desafios que a vida contemporânea coloca para as práticas de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa?

Fábio Oliveira Santos

          Toda mudança traz implicações de múltiplas ordens, às vezes muda-se para melhor, outras para resolver algum problema isolado e, outras, simplesmente em direção à evolução como todo ser vivo e não vivo. Nesse sentido, percebe-se que nada é extático, pois muda e transforma-se, o resultado dessa mutação não se percebe de maneira instantânea, às vezes leva tempo. O ensino da língua também não foge à regra, pois também é viva e mutável.

A educação, não é indiferente a isso, a mudança é constante, como um ser vivo em um complexo de relações dispares, dai a impossibilidade de uniformidade. Somente se tem influencia entre todos e tudo: a unidade na diversidade. Como se transcreveu no fórum 2:

Percebe-se que com a variedade e quantidade de situações de comunicação que nascem e morrem é exorbitante, assim eleger um desafio para solucioná-lo é trabalho complexo, uma vez que existe relação em tudo e em toda comunicação, isso no sentido textual, pois se pode utilizar a mesma mensagem em vários veículos de comunicação (Transcrito por Fábio Oliveira Santos no fórum 2 de discussão Redefor, 2011).

Para o autor, tudo está relacionado e, como tal, exerce influência sobre o ambiente e o ambiente exerce sobre o ser. Fanfani (s/d), observa que na educação ocorre uma expansão da escola, no sentido de mutação, porém isso não ocorre acompanhado por investimentos que possibilitem que ocorra de maneira qualitativa, assim a evolução ocorre, muitas vezes, em sentido que aponta o vento, de maneira que impossibilita o pleno desenvolvimento, uma vez que apenas algumas faculdades humanas são desenvolvidas. Dai, o autor, apontar uma massificação do ensino.

De acordo com autor, a educação merece melhor destaque, pois ela cria, no sentido de desenvolvimento, a juventude ou, em algum grau, ajuda na transformação do ser. De maneira clara, isso pode ser melhor aproveitado, uma vez que exista a preocupação com a estrutura e com as pessoas que participam desse processo ao qual o indivíduo se desenvolve. Nesse caso específico: a escola e os professores.

Acredita-se que os maiores desafios da educação são justamente a qualidade e a formação, a meu ver, os dois são um, pois o ensino de qualidade forma. Outro aspecto implícito é a percepção que, mesmo isso, somente pode acontecer quando houver investimento ou preocupação social e política, uma vez que os cidadãos que se constituem serão atuantes nesse universo.

Esses são os maiores desafios do ensino: qualidade, formação humana, e investimento. Todos devem evoluir juntos para tingir o objetivo que, sob esse aspecto, é a evolução humana.

Bibliografia

FANFANI, Emilio Tenti. Culturas jovens e cultura escolar; Retirado em: <portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EmilioTentiF.pdf> Acesso em: 12/12/2011.